www.dinakaufman.com

Margarina x Manteiga

publicado em 25-04-2007

Manteiga

A manteiga contém dois ingredientes: colesterol e gordura saturada. O colesterol é encontrado somente nos produtos animais. Não se encontra nenhum colesterol num alimento ou produto de origem vegetal (tal como a margarina). Algumas pessoas são mais afetadas pelo colesterol da dieta do que outras.

Recomenda-se que pessoas saudáveis não consumam mais de 200 miligramas de colesterol por dia. Uma colher de manteiga tem 33 miligramas de colesterol.

As gorduras saturadas são sólidas na temperatura ambiente e se encontram em abundância na carne vermelha, produtos derivados do leite integral (como a manteiga), óleo do coco e da palmeira. Quando ingeridas em excesso, as gorduras saturadas aumentam o colesterol “mau” (LDL) e o colesterol “bom” (HDL), mas não aumentam o suficiente para que se as comam.
A ingestão saudável de gordura saturada é 10 a 15 gramas por dia. Uma colher de manteiga contém 7 gramas de gordura saturada.

Margarina 

A controvérsia da margarina se dá pelo seu nível da gordura trans (gordura sintética).As gorduras trans são formadas quando hidrogênio é adicionado aos óleos vegetais, fazendo o óleo ficar mais sólido e menos provável de estragar.

Essa hidrogenação permite que a margarina fique sólida na temperatura ambiente.

As gorduras trans como as gorduras saturadas aumentam igualmente o colesterol “mau” (LDL) e tendem a abaixar o colesterol “bom” (HDL) quando ingeridas em grandes quantidades. As gorduras trans podem fazer com que as plaquetas do sangue fiquem mais pegajosas.

Uma colher de margarina em tubo tem 3 gramas de gordura trans e 2 gramas de gordura saturada.

Quanto
mais sólida é a margarina na temperatura ambiente, mais gordura trans tem.Uma colher de margarina em tubo contém 3 gramas de gordura trans e a margarina líquida ou semilíquida tem de 1 a 2 gramas de gordura trans.

Quem tem o colesterol elevado deve procurar margarinas com baixos níveis (quase zero) de gordura trans.

Sempre
que possível, use óleos não hidrogenados naturais como o óleo de oliva.
 

 

Indique esse texto à um amigo
Copyright 2006, Dra. Dina Kaufman. Todos os direitos reservados.