www.dinakaufman.com

Mau h√°lito

publicado em 21-07-2007

O que é mau hálito


O mau hálito é na grande maioria das vezes proveniente da boca.
A intensidade do mau hálito varia conforme a secura da boca. A diminuição da saliva, a formação de saburra na parte posterior língua, sinusite, problemas do intestino, são os principais responsáveis pelo mau hálito.
O mau hálito matinal é transitório, ocorre pela inatividade da boca e a diminuição da saliva que é incapaz de eliminar as bactérias anaeróbicas que se proliferam. Geralmente o mau hálito desaparece após a lavagem e escovação dos dentes e da língua, mas tem pessoas que mesmo após uma limpeza da língua correta continuam com mau hálito.
No Brasil, 40% da popula√ß√£o tem mau h√°lito cr√īnico e a diminui√ß√£o do funcionamento das gl√Ęndulas salivares normais no envelhecimento, chega a 60%.
O fato da pessoa se acostumar com o seu pr√≥prio odor faz com que n√£o seja percebido pela pr√≥pria pessoa: fen√īmeno chamado de fadiga olfat√≥ria.

Como se forma o mau h√°lito


Embora não se saiba ao certo as causas do mau hálito, sabe-se que a principal região responsável é a parte de trás da língua. Essa região da língua é relativamente seca e em geral não é limpa. As bactérias aí se proliferam nos restos de comida depositados juntamente com as células de descamação do epitélio da língua e da secreção de trás do nariz. As bactérias mais comumente encontradas são anaeróbicas, que crescem com pouca oxigenação na saburra da mucosa da língua.
Estas bactérias quebram as proteínas em aminoácidos e formam gases com cheiro de ovo podre, devido ao componente sulfuroso.
Outras regi√Ķes podem contribuir com o mau cheiro como alimento entre os dentes, em bolsas na gengiva, abscesso ou falta de escova√ß√£o dos dentes.

O que é a saburra


√Č uma massa que se forma na parte de tr√°s da l√≠ngua de c√©lulas de descama√ß√£o da boca com bact√©rias, saliva e restos de alimento. A fermenta√ß√£o desse res√≠duo pelas bact√©rias liberam subst√Ęncias ricas em enxofre. O mau h√°lito vem do cheiro de enxofre e √© importante entender o porque do mau h√°lito.
Se essa massa se forma no ‚Äúburaco‚ÄĚ da am√≠dala ela n√£o se chama saburra, mas sim c√°sea.

O mau h√°lito pode ter outras causas


Sim. Pode ser proveniente de uma infec√ß√£o do sinus do nariz, das am√≠dalas que acumulam material alimentar, e aias raramente de doen√ßas sist√™micas como do f√≠gado, infec√ß√Ķes do trato respirat√≥rio inferior e diabetes.

O mau hálito é relacionado com o estomago


O mau h√°lito raramente tem origem estomacal. O es√īfago √© um tubo fechado e colapsado e diferentemente de um arroto, a sensa√ß√£o cont√≠nua de g√°s ou de subst√Ęncias do estomago d√£o mais sintomas do que o simples mau h√°lito, como por exemplo refluxo.
Quando se fica por mais de quatro horas sem se alimentar, o corpo tem uma diminui√ß√£o do a√ß√ļcar sangu√≠neo (hipoglicemia) e ele come√ßa a consumir a gordura da corrente sangu√≠nea.

A respiração pela boca pode ser causa de mau hálito


A respiração bucal resseca a mucosa, aumenta  a descamação das células epiteliais que contém proteínas que se depositam na língua e na decomposição formam gases sulfurados.

Maneiras de se saber se você tem mau hálito


Com uma colher de plástico, raspe a parte de trás da língua e cheire o material. Outro jeito confiável é perguntar a uma pessoa próxima que tenha intimidade.

Outras causas do mau h√°lito


O stress e medicamentos antidepressivos podem também ser causa de mau hálito, pela inibição da produção de saliva.

Como se previne o mau h√°lito


Para pessoas que tem mau hálito a prevenção é a melhor maneira de evitar e a principal forma de tratamento.

1- Deve-se evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola.
2- Dê preferência para alimentos fibrosos e integrais que auxilia a limpeza dos dentes e da gengiva.
3- Fa√ßa pequenas refei√ß√Ķes a cada 3 horas, pois o jejum prolongado favorece a forma√ß√£o de metab√≥litos mau cheirosos que s√£o eliminados no ar expirado.
4- Beba bastante √°gua.
5- A higiene da boca e da língua deve ser cuidadosa.
Os dentes devem ser bem escovados, principalmente após cada refeição. A língua deve ser limpa com raspadores específicos, a cada escovação de dentes, para a eliminação da saburra. Deve-se usar fio dental e bochechar com uma pouco de bicarbonato de sódio ou de anti-sépticos bucais.
6- Os líquidos de limpeza da boca podem conter ingredientes ativos que são inativados o sabão presente na maioria das pastas de dentes e por isso se recomenda usá-los após a escovação.
7- Tamb√©m pode ser feita uma estimula√ß√£o da produ√ß√£o de saliva de uma maneira fisiol√≥gica, com balas sem a√ß√ļcar, gomas de mascar, gotas de suco de lim√£o com um pouco de sal.
8- Mastigar chicletes (principalmente sem a√ß√ļcar) pode ajudar principalmente quando a boca est√° seca, ou quando a pessoa n√£o pode escovar os dentes ap√≥s uma refei√ß√£o (especialmente se a refei√ß√£o for rica em prote√≠na).
9- Controle o stress

 

Indique esse texto à um amigo
Copyright 2006, Dra. Dina Kaufman. Todos os direitos reservados.