A favor da dieta vegetariana
publicado em 29-03-2008
Um novo estudo realizado pelo Instituto Sueco Karolinska mostrou que a dieta vegetariana sem gluten tem efeitos benéficos em vários fatores de risco cardio vascular em pacientes com artite reumatóide.
A artrite reumatóide é uma doença associada com um risco aumentado para ateroesclerose (endurecimento das artérias) e doenças cardio vasculares. Não se sabe extamente o porque, mas suspeita-se que distúrbios no equilÃbrio das gorduras no sangue dos pacientes com artrite reumatóide possa ser parte da explicação.
O estudo foi realizado durante um ano e comparado com um grupo controle de pessoas. que seguiram uma dieta normal. A dieta vegetariana teve um efeito positivo nos sintomas da doença, que foram mais pronunciados no grupo controle. No grupo que seguiu a dieta vegetariana o nÃvel sanguÃneo do colesterol LDL e o nÃvel do anticorpo anti-PC, que se acredita ter um efeito protetor contra a arterioesclerose foram menores.
Interessante foi o fato que se observar a influência da dieta no aumento dos anticorpos protetores do corpo, no sitema imune do corpo.
Â
Arthritis Research & Therapy 18 March 2008 Â
Â
Â
Â