www.dinakaufman.com

A ingestão de peixe diminui o risco de demência

publicado em 22-05-2006

Segundo um estudo francês a ingestão freqüente de peixe está associada a um baixo risco de demência, incluindo a doença de Alzheimer.

Segundo um estudo francês a ingestão freqüente de peixe está associada a um baixo risco de demência, incluindo a doença de Alzheimer.A freqüência de ingestão de peixe e de carne foi avaliada em 1.674 idosos com mais de 67 anos. Exames do estado mental foram realizados três vezes durante os sete anos do estudo.

Verificaram uma associação significativa entre a ingestão de peixe e de mariscos com um risco menor de demência e Alzheimer.

Em relação ao consumo de carne não verificaram nenhuma associação com a diminuição do risco de demência.

Outro estudo mais recente² associou o consumo de peixe e de ácidos graxos poli-insaturados do tipo Omega-3 a um risco muito menor de uma pessoa ter a doença de Alzheimer.

Foi pedido a 815 idosos com mais de 64 anos de idade que, por 3 anos, respondessem um questionário acerca de seus hábitos alimentares.

Os pesquisadores concluíram que os idosos que comiam peixe pelo menos uma vez por semana, tinham 60% menos chance de desenvolver a doença de Alzheimer e os que faziam uso de Omega-3 tiveram uma redução de 70% do risco comparados àqueles que raramente ou nunca comeram peixe ou fizeram uso de Omega-3.

Verificou-se uma associação em relação ao ácido docosaexanóico, mas não em relação ao ácido eicosapentanoico.

Um outro estudo³ concluiu que pessoas que já estavam com Alzheimer e que habitualmente comem peixe, a perda de memória não é tão severa.


¹ BMJ 2002;325:932-933.
² Arch Neurol.2003 Jul;60(7):940-6.
³ J Gerontol A Biol Sci Med Sci.2002 Dec;57(12)M797-802.

Indique esse texto à um amigo
Copyright 2006, Dra. Dina Kaufman. Todos os direitos reservados.