www.dinakaufman.com

As verduras podem melhorar o funcionamento do cérebro.

publicado em 20-11-2005

De acordo com um recente relatório do Jornal Americano de Nutrição Clínica1 , a vitamina B e o folato das folhas verde escuras e das frutas cítricas pode proteger o cérebro durante o envelhecimento.

Uma pesquisa realizada no departamento de nutrição da Universidade de Tufts observou durante três anos um grupo de homens que faziam parte de um grupo normativo sobre o envelhecimento. Os pesquisadores verificaram que os homens com os níveis maiores de folato alimentar, tinham um declínio significativamente menor das suas habilidades verbais.

Níveis aumentados na alimentação e no sangue de folato são também relacionados com um menor declínio cognitivo. Esse fato foi solicitado, durante três anos, à pessoas entre 50 e 85 anos fazer cópias de vários formatos de figuras e foram os desenhos do começo e do fim do estudo comparados.

Os pesquisadores observaram que altos níveis de homocisteína, que é um marcador para riscos de acidentes cardiovasculares, foram também associados à uma diminuição dos resultados nos testes.

Vale a pena lembrar que a suplementação com folato diminui os níveis sanguíneos de homocisteína e assim se poderia explicar o benefício do folato.

Entretanto, esse estudo verificou que o efeito do folato era bastante associado aos testes de memória, independente do seu impacto na homocisteína.


1 American Journal of Clinical Nutrition. 2005; 82: 627.
Indique esse texto à um amigo
Copyright 2006, Dra. Dina Kaufman. Todos os direitos reservados.