www.dinakaufman.com

O alho libera sulfeto de hidrogênio que relaxa as artérias.

publicado em 31-10-2007

Comer alho é uma das melhores maneiras de abaixar a pressão sanguínea e de se proteger das doenças cardiovasculares. Um novo estudo da Universidade de Alabama em Birmingham mostrou que este efeito protetor está diretamente ligado à quantidade de sulfeto de hidrogênio (H2S) produzido pela alicina do alho que interage com as células vermelhas do sangue.

Os pesquisadores descobriram que esta interação ativa as células vermelhas do sangue a liberarem sulfeto de hidrogênio que relaxa os músculos lisos.

Os vasos sanguíneos dilatados reduzem a pressão do sangue e permitem que o sangue leve mais oxigenio para o cérebro e para outras importantes partes do corpo.

O sulfeto de hidrogênio em grandes quantidades pode causar morte, mas em pequenas quantidades produzido dentro do organismo pode relaxar os vasos sanguíneos e reduzir inflamações. A grande variabilidade nos estudos feitos até hoje pode ser explicada pelo modo de preparação do alho que influencia quanto a liberação do sulfeto de hidrogênio.

É sabido que a hipertensão é o maior fator de risco para doenças do coração e também se sabe há séculos das propriedades benéficas do alho, mas esta pesquisa pode levar a uma estandartização do alho na dieta que pode ter resultados curativos para doenças cardiovasculares e cancer.

Este relaxamento é o primeiro passo para abaixar a pressão sangüínea e ter os efeitos protetores do alho no coração apesar de que os efeitos benéficos do alho no sistema cardiovascular ainda são controversos, não se foi estabelecido o padrão ouro através de estudos duplo cegos, controlados com placebo e ensaios clínicos.

Proceedings of the National Academy of Sciences Published online before print August 15, 2005. 
 

Indique esse texto à um amigo
Copyright 2006, Dra. Dina Kaufman. Todos os direitos reservados.