Óleo de fÃgado de bacalhau diminuiu o uso de anti-inflamatório em pacientes com artrite reumatóide
publicado em 30-03-2008
Um pequeno estudo randomizado e duplo cego foi por 9 meses feito pela Universidade de Dundee dando 10 gramas de óleo de fÃgado de bacalhau a 97 pacientes do departamento de Reumatologia de dois hospitais em Dundee e Edinburgh, que tinham de 37 a 78 anos de idade que tinham artrite reumatóide por 13 anos em média mostrou que 39% dos pacientes puderam diminuir a dose diária de uso de anti -inflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno, comparadamente com 10% dos pacientes que tomavam placebo.Preocupações com os efeitos colaterias do uso de anti-inflamatórios serviram de inspiração para pesquisas de alternativas.Os resultados mostraram que a redução do uso dos anti-inflamatórios não foi associado com a piora da dor.
Os pesquisadores da Universidade de Dundee com colegas da Universidade de Edinburgh completaram três estudos que mostraram que os pacientes podiam ser capazes de diminuir a quantidade de anti-inflamatórios usando o óleo de fÃgado de bacalhau.
É importante que mais pesquisas sejam feitas sobre a eficácia e segurança das medidas alternativas quanto ao uso de anti-inflamatórios e qualquer mudança a ser feita pelo paciente deve ser amplamente discutida com o seu médico.
Rheumatology 2008; Mar 24 Â
Â