Vegetais desaceleram o envelhecimento mental
publicado em 26-11-2006
Um estudo de seis anos feito com quase 4.000 residentes da área de Chicago com a idade a partir de 65 anos chegou à conclusão de que comer duas ou mais porções de vegetais por dia, particularmente as folhas verdes, como a alface, couve, mostarda, cenoura, espinafre, abóbora e outros legumes amarelados, brócolis, couve de Bruxelas, pode resultar na diminuição de cerca de 40% do declÃnio mental de uma pessoa, quando comparado com as pessoas que comem pouco vegetais. O estudo especificamente estudou a memória e a velocidade do pensamento.O consumo de muita fruta não parece oferecer a mesma proteção mental em comparação com vegetais, disse a chefe do Instituto para o Envelhecimento Mental do Centro Médico da Universidade Rush.
A diminuição da velocidade de declÃnio cognitivo entre as pessoas que comeram 2.8 ou mais porções (xÃcaras) de vegetais por dia chegou a ser equivalente a pessoas com cinco anos mais jovens.
O estudo sugere também que nunca é tarde para uma pessoa se beneficiar do consumo de vegetais.
Ainda é muito cedo para se poder afirmar, com certeza, que os vegetais são capazes de preservar o cérebro do declÃnio relacionado com a idade, mas a alta quantidade de vitamina E, um antioxidante que pode reduzir os danos causados pelos radicais livres e pelas moléculas instáveis do oxigênio geradas pelo metabolismo normal que lesa neurônios no cérebro e contribui para a demência.
Mas é encorajador observar um declÃnio da velocidade de envelhecimento cerebral além de que a ingestão dos vegetais é importante para quem tem doenças crônicas e para a prevenção da doença de Alzheimer.
É importante lembrar que as pessoas que fazem uso de medicação anticoagulante, tem que tomar cuidado com a ingestão dos alimentos folhosos de cor verde escura, por conterem vitamina K, que tem uma ação que favorece a coagulação e que por isso interfere com a ação dos medicamentos anticoagulantes, de uso frequente.
Neurology Vol. 67, pp. 1370-1376.